A Dra. Isabela Cunha possui residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Central do Exército. Além disso, possui diversos cursos em Ultrassonografia Ginecológica e Obstétrica, oferecendo a praticidade de realizar seus exames já durante a consulta!
Para agendar uma consulta com uma G.O. (gineco/obstetra) é importante saber quais são as opiniões de outros pacientes que já consultaram com a médica.
A Dra. Isabela é muito bem avaliada pelo Doctoralia e Google, possuindo diversas avaliações 5 estrelas.
O ciclo se inicia no primeiro dia da menstruação e termina um dia antes da próxima.
A primeira fase do ciclo, prepara o óvulo para ser liberado de um ovário e aumenta o endométrio (tecido interno do útero)
A segunda fase do ciclo, prepara o útero para receber o óvulo fecundado, ou caso uma gravidez não ocorra, o prepara para um novo ciclo.
Ele pode ser mais longo ou mais curto, podendo variar de 24 a 36 dias, sendo o mais comum que ele tenha 28 dias aproximadamente.
Isso significa que a menstruação pode ocorrer duas vezes em alguns meses caso ele seja mais curto e não ocorrer em alguns meses se ele for mais longo!
Vamos entender essa variação:
Digamos que seu ciclo menstrual tenha 28 dias: Caso você menstrue no primeiro dia do mês, após 28 dias (ou seja, no dia 29), você irá menstruar novamente. E não há nada de errado com isso!
Caso o seu ciclo tenha 34 dias: Se você menstruar no dia 30 de um mês, passado os 34 dias para que se inicie um novo ciclo, você perceberá que terá ficado um mês inteiro sem menstruar!
Em ambas as situações, não significa que existe algo de errado!
É a saída normal de sangue do endométrio, através da vagina.
Devido a ação hormonal, o tecido endometrial fica espesso durante o ciclo menstrual, para receber uma possível gestação.
Caso a gestação não se inicie, esse tecido irá descamar, para que se inicie um novo ciclo.
A menstruação normal, pode durar de 3 a 8 dias, tendo como média 5 dias de duração.
Ele se divide em 2 fases. Cada uma causa modificações específicas nos ovários e no útero, dependente dos hormônios produzidos em cada fase!
1. Fase Folicular / Proliferativa:
A primeira metade do ciclo, que se inicia com a menstruação, é dominada pela presença de FSH e LH.
Esses dois hormônios provocam o crescimento de folículos ovarianos, que por sua vez induzem o aumento da produção de estrogênio pelos ovários.
O aumento do estrogênio, estimula a reconstrução do endométrio, que foi descamado na última menstruação, causando o seu espessamento. Isso se dá para se criar um ambiente ideal aonde um óvulo fecundado possa se implantar e se desenvolver.
Todas essas modificações, estimulam a ovulação (ruptura do folículo e liberação do óvulo), que ocorre mais ou menos no meio do ciclo.
2. Fase Lútea / Secretora:
A segunda metade do ciclo, compreende o período entre a ovulação e a próxima menstruação.
É dominada pela ação do hormônio Progesterona, que é produzida pelo corpo lúteo (folículo aonde estava o óvulo liberado na ovulação).
Se um óvulo é fecundado, a progesterona produzida pelo corpo lúteo, da suporte a gestação inicial, até que se forme a placenta que irá assumir esse papel.
Nessa fase, o endométrio para de se espessar e começa a se preparar para a fixação do óvulo fecundado.
Caso não ocorra a fecundação, o corpo lúteo se desfaz, resultando na queda de hormônios produzidos por ele, levando então, a uma nova menstruação (descamação do endométrio que estava espesso).
Acompanhar o seu ciclo menstrual, te ajuda a maior controle sobre o seu corpo e compreender as mudanças que ele passa!
Atualmente, existem diversos aplicativos que podem te ajudar nesse controle!
Veja algumas opções: