Dra. Isabela Cunha

Exame preventivo e Câncer de colo do útero: 6 coisas que você deve saber

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo de útero está entre os mais comuns na população feminina e em quarto lugar como causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. O exame preventivo é usado para rastreamento desse tipo de câncer.

Ginecologista e Obstetra

A Dra. Isabela Cunha

A Dra. Isabela Cunha possui residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Central do Exército. Além disso, possui diversos cursos em Ultrassonografia Ginecológica e Obstétrica, oferecendo a praticidade de realizar seus exames já durante a consulta!

Para agendar uma consulta com uma G.O. (gineco/obstetra) é importante saber quais são as opiniões de outros pacientes que já consultaram com a médica. 

A Dra. Isabela é muito bem avaliada pelo Doctoralia e Google, possuindo diversas avaliações 5 estrelas.

1- O que é o exame de Papanicolau (preventivo)?

O exame de Papanicolau, ou preventivo ginecológico, é usado como rastreamento de câncer de colo de útero, através da identificação de lesões celulares decorrentes de infecção pelo HPV neste local. 

Quando identificadas em fase inicial, elas são facilmente tratadas, não permitindo a evolução para câncer e sem que causem maiores danos ao paciente.

O nome “Papanicolau” é usado como homenagem ao médico patologista que criou o exame no início do século, o grego Georges Papanicolau.

Por ser um exame simples, rápido, indolor e de baixo custo, é o principal método para a prevenção do câncer de colo de útero no mundo todo e deve ser estimulado em todas as mulheres com vida sexual ativa.

Deve ser realizado anualmente após o início da vida sexual, podendo ser realizado a cada 3 anos, caso apresente 2 exames negativos consecutivos (com 1 ano de diferença entre eles).

2. Como é feito o exame?

Informações para a coleta: Três dias antes da coleta a paciente é orientada a não ter relação sexual (inclusive com preservativo) e não utilizar cremes, duchas ou produtos vaginais. Evitar realizar o exame durante período menstrual para não haver alteração do resultado.

  • Na coleta do material, a paciente deve estar em posição ginecológica, sendo introduzido dentro da vagina o espéculo (ou “bico de pato”, como é conhecido popularmente) para a inspeção vaginal e localização do colo do útero;
  • Após é utilizado uma espátula especial, que colhe as células do lado de fora do colo uterino, e uma escovinha para colher células do interior do colo.
  • Essas células são colocadas numa lâmina ou em um frasco com líquido para análise em laboratório.
Preventivo

3. O que o preventivo (Papanicolau) pode detectar?

  • Alterações celulares devido ao HPV;
  • Câncer de colo de útero e suas lesões;
  • Infecções e inflamações vaginais;
  • Alterações hormonais;
  • Algumas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis.)

4. Quais os resultados possíveis do exame?

  • Negativo para Câncer
  • Lesão de baixo grau
  • Lesão de alto grau

Para cada diagnóstico existe uma recomendação específica. O tipo de seguimento para investigação deve ser avaliado individualmente, de acordo com a idade e resultado inicial recebido.

5. O Câncer de colo de útero e o HPV

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo de útero está entre os mais comuns na população feminina e em quarto lugar como causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Este tipo de doença possui evolução lenta e acomete principalmente mulheres com mais de 25 anos. O principal agente causador é o Papiloma Vírus Humano (HPV) que também pode infectar homens e causar câncer de pênis.

Existem mais de cem subtipos diferentes de HPV, mas nem todos são associados a existência de tumor. Eles são classificados como de:

  • Alto risco:  os tipos 16, 18, 45 e 56
  • Risco intermediário:  os tipos 31, 33, 35, 51 e 52
  • Baixo risco:  os tipos 6, 11, 41, 42 e 44

Além do HPV, existem outros fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de colo de útero, como: 

  • Início de atividade sexual precoce;
  • Múltiplos parceiros sexuais ou parceiros com vida sexual promíscua;
  • Tabagismo;
  • Imunodeficiência;
  • Não fazer o Papanicolau com regularidade;
  • Más condições de higiene;
  • Histórico familiar.

Como dito anteriormente, o exame preventivo (Papanicolau) serve para diagnosticar leões precursoras e/ou sugestivas do câncer de colo uterino. O diagnóstico definitivo, se dá através de exames mais específicos, como a biópsia. Seu tratamento dependerá de alguns fatores, como o tipo de câncer, localização/invasão tumoral, idade da paciente e desejo de gravidez futura.

ginecologista copacabana

6. Vacina contra HPV

A vacina quadrivalente protege contra 4 subtipos mais comuns do HPV (6, 11, 16 e 18). Ela está disponível no SUS para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Pessoas com imunodeficiências possuem prazo estendido.

Na rede privada, a vacina é disponibilizada para mulheres de 9 a 45 anos e homens de 9 a 26 anos. 

São recomendadas 2 ou 3 doses da vacina, a depender da idade do paciente no início do esquema vacinal: 

  • Se início até 14 anos, são feitas 2 doses, com intervalo de 6 meses entre elas (0 – 6 meses)
  • Após os 15 anos, são indicadas 3 doses, sendo a segunda de 1 a 2 meses após a primeira e a terceira dose, 6 meses após a primeira.

Mulheres que já foram diagnosticadas com lesões por algum tipo de HPV, também devem se vacinar, pois podem se beneficiar da proteção contra os outros do vírus.

A vacinação não exclui a necessidade do exame preventivo regular, já que não abrange todos os tipos de vírus que podem causar o tumor.

vacina hpv

A Dra. Isabela Cunha oferece a coleta de preventivo em meio líquido durante as consultas, sem custo adicional. 

Esta é a forma mais moderna e confiável para a realização do seu exame. 

>>> Enviamos o exame ao laboratório para a sua maior comodidade! <<<

Não deixe sua saúde em segundo plano!

Agende já a sua consulta e coleta de preventivo!

É simples, rápido e pode salvar a sua vida!