Dra. Isabela Cunha

Síndrome de Ovários Policísticos: Do diagnóstico ao tratamento

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um distúrbio hormonal comum entre mulheres em idade reprodutiva.

Essa condição afeta os ovários e sua função, podendo causar diversos sintomas e queixas nas pacientes acometidas. 

Vou te ajudar a entender melhor essa condição tão falada para que você a compreenda desde o diagnóstico até o tratamento!

síndrome de ovarios policísticos

Deixa eu me apresentar primeiro!

Prazer, eu sou a Dra. Isabela, médica ginecologista e obstetra no Rio de Janeiro.  Faço atendimentos em minha clínica particular em Copacabana.

Adoro fazer acompanhamento de mulheres em todas as suas fases, desde a adolescência até a menopausa. Entendo perfeitamente as angustias e receios que nós mulheres podemos passar com a nossa saúde e estou aqui para te ajudar a entender toda a beleza de ser mulher! Pode contar comigo para cuidar da sua saúde!

Sei que quando buscamos  uma ginecologista e obstetra  para nos acompanhar, gostamos de avaliar diversos aspectos e principalmente o local de atendimento e quais são as opiniões de outras pacientes desta médica.

Meu consultório é um lugar acolhedor e moderno para que você se sinta muito confortável ao me visitar e possuo diversos depoimentos de pacientes sobre os meus atendimentos no Google e no Doctoralia!

Fique a vontade para me conhecer um pouco melhor visitando o meu site, instagram e vendo as opniões de outras pacientes sobre os atendimentos!

Espero te conhecer em breve!

 

Isabela Cunha - Doctoralia.com.br
ginecologista e obstetra rj

Definição sobre Síndrome dos Ovários Policísticos

A Síndrome de Ovários Policísticos, ou SOP, é uma das patologias mais comuns entre as mulheres jovens, sendo definida como um distúrbio hormonal e metabólico, que pode levar a um aumento do volume ovariano e formação de diversos cistos, causando uma produção excessiva de hormônios masculinos (andrógenos).

Isso pode levar a vários sintomas e consequências, como:

  • Irregularidades menstruais
  • Dificuldade para engravidar (anovulação)
  • Presença de acne
  • Crescimento excessivo de pelos (no rosto, seios e abdome)
  • Ganho de peso

Diagnóstico

Para o diagnostico de SOP (Síndrome de Ovários Policísticos), é necessário seguir alguns critérios.

Os mais utilizados são os critérios de Rotterdam, que exigem a presença de pelo menos dois dos seguintes três sinais:

  1. Irregularidade Menstrual: Ciclos menstruais irregulares ou ausência de menstruação.
  2. Hiperandrogenismo: Níveis elevados de andrógenos no sangue ou sintomas clínicos como acne, alopecia (queda de cabelo) e hirsutismo (excesso de pelos).
  3. Ovários Policísticos: Detecção de múltiplos pequenos cistos nos ovários e/ou aumento ovariano através de ultrassonografia.
ginecologista

Outros exames e avaliações

Além dos critérios de Rotterdam, outros exames podem ser necessários para confirmar o diagnóstico e excluir outras condições. Esses exames podem incluir:

  • Exame de Sangue: Para medir os níveis de hormônios.
  • Ultrassom Pélvico: Para visualizar os ovários e detectar cistos.
  • Exame Físico: Para avaliar os sintomas físicos, como acne e hirsutismo.

Opções de tratamento

Os tratamentos para a Síndrome de Ovários Policísticos (SOP) variam de acordo com os sintomas e as necessidades de cada paciente.

Algumas das opções incluem:

  1. Mudanças no Estilo de Vida: Esse é o pilar de todo tratamento! Adotar uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente são imprescindíveis para  manter o bom controle dos sintomas da doença. Sem isso, poderemos ter poucas respostas clínicas a outros tratamentos.
  2. Medicamentos: Existem várias opções de medicamentos que podem ajudar a regular os ciclos menstruais, reduzir os níveis de andrógenos e melhorar a fertilidade. Alguns dos medicamentos mais comuns incluem:
    • Anticoncepcionais  Hormonais: Para regular o ciclo menstrual e reduzir os sintomas de hiperandrogenismo.
    • Metformina: Usada para melhorar a resistência à insulina, que é comum em mulheres com SOP.
    • Clomifeno: Para estimular a ovulação em mulheres que têm dificuldade para engravidar.
  3. Tratamentos Cosméticos: Para lidar com sintomas como acne e crescimento excessivo de pelos, podem ser recomendados tratamentos cosméticos, como cremes tópicos e depilação a laser.

 

Vale lembrar que nenhuma das medicações mencionadas irá tratar definitivamente o quadro. Elas servem para melhora dos sintomas e qualidade de vida. O único tratamento real, que não te manterá dependente de medicações é a mudança de hábitos de vida, com dieta saudável (pobre em carboidratos e açúcar) e exercício físico regular!

Dessa forma, além do acompanhamento regular com seu ginecologista, recomendo a todas as pacientes, avaliação nutricional e com profissional de educação física!

A Importância do acompanhamento médico

É essencial que mulheres com SOP (síndrome de ovários policísticos) realizem acompanhamento médico e nutricional regular.

Isso ajuda a monitorar a condição e ajustar o tratamento proposto conforme resposta e necessidade individual de cada paciente.

O controle adequado da SOP pode melhorar a qualidade de vida e reduzir o risco de complicações a longo prazo, como diabetes tipo 2 e problemas cardíacos.

Além disso, quanto mais cedo for iniciado o acompanhamento e tratamento, menor o risco de dificuldade para engravidar quando a paciente desejar!

Ginecologista

Conclusão

A Síndrome dos Ovários Policísticos é uma condição complexa, mas totalmente gerenciável com o correto acompanhamento e orientações.

Com um diagnóstico precoce e um plano de tratamento adequado, as mulheres podem levar uma vida saudável e equilibrada, sem grandes problemas.

Se você suspeita que pode ter Síndrome de Ovários Policísticos (SOP), consulte a sua médica para avaliação e orientação. Caso precise, terei o maior prazer em atende-la em meu consultório!

Fique atenta aos sinais e cuide da sua saúde!